face1

Práticas sustentáveis são discutidas na Casa de Leis

 

17 de julho de 2019 



Na noite de segunda-feira (15), foi realizada na Câmara Municipal de Araraquara palestra sobre “Países e Territórios com Projeto de Certificação sustentável”. A convite do vereador Elias Chediek (MDB), a arquiteta, urbanista e doutora Clélia Mendonça de Moraes explanou sobre selos de sustentabilidade utilizados no mundo a fim de assegurar qualidade de vida e a manutenção dos recursos naturais para as gerações futuras.

De acordo com Clélia, para criar cidades que sejam saudáveis, habitáveis e centradas no ser humano, é necessário planejamento durante as etapas da construção civil. “A ideia é criar condições para gerenciar as obras. O ideal é que o proprietário saiba quanto vai gastar, os materiais indicados e o tempo de ciclo de vida destes.” Ela ainda explica que com essas adaptações é possível evitar conflitos urbanos e até mesmo acidentes de trânsito.

 

Selos

A referência do ideal de construção sustentável permite adaptação em vários tipos de edificações no mundo. E dependendo do grau de adaptabilidade, a edificação pode ser certificada com selos prata, bronze ou ouro. Segundo a arquiteta, algumas cidades na Dinamarca, Itália e nos Estados Unidos são pioneiras quando o assunto é construir pensando em reduzir o consumo de água e energia, a geração de resíduos e lixo, bem como promover acesso a serviços como transporte, educação, saúde e segurança.“A implantação de sistemas para a utilização de energia solar ou eólica, o uso eficiente da água, a redução da poluição e o aproveitamento da ventilação natural são requisitos que também asseguram a sustentabilidade das edificações.”

 

Brasil

Gramado, cidade turística localizada no sul do país, é exemplo. Existem projetos no município que visam adaptar o espaço e as construções urbanas aos parâmetros de sustentabilidade. Contudo, a pesquisadora explica que ainda não há certificado pensado nos parâmetros climáticos brasileiros. “Hoje, a nossa referência são os certificados americanos. Por isso, o próximo passo em relação às pesquisas é adaptar uma certificação para o nosso país”, explicou Clélia.

 

Araraquara

Natural de Araraquara, Clélia reitera seus objetivos para a cidade. “Depois de ter viajado por vários países, é a primeira vez que estou apresentando essa temática em Araraquara. É um prazer estar aqui, pois precisamos pensar em políticas sustentáveis para o nosso município”. Chediek ainda pontua sobre a necessidade em avançar nas políticas públicas de planejamento e mobilidade urbana da cidade. “Araraquara tem leis que incentivam a instalação de energia solar, bem como a arborização dos imóveis urbanos. O cidadão que investe nessas práticas tem desconto no IPTU (Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana), porém é preciso fazer mais e é nesse sentido que estamos trabalhando. Um exemplo é o projeto “Parque dos Trilhos”, que tem como objetivo a requalificação urbana, o desenvolvimento imobiliário e socioeconômico, a melhoria do meio ambiente, qualidade de vida, valorização do transporte público e a melhoria da mobilidade urbana.”

Impresa Câmara Municipal de Araraquara

 

Vídeo - Estudo VLT

 

 

Mensagens
Lute contra a miséria e a fome

1- No âmbito pessoal, viva a solidariedade e a partilha, renunciando, se preciso, a privilégios pessoais e ao supérfulo.

2- Desapegue-se até do necessário, se alguém em extrema necessidade te pedir ajuda.

3- Organize-se para lutar pelos direitos sociais. Ajude os mais necessitados a organizarem-se.

4- Aja em conjunto com outras pessoas e entidades que têm responsabilidade social.

5- Crie uma "economia de comunhão" comprometida com a solidariedade e atenta às exigências da sustentabilidade ambiental.

Algumas sugestões de iniciativa do Documento 69 da CNBB

Gabinete

Vereador: Elias Chediek Neto (PMDB)

Endereço: Rua São Bento, 887 - Cep 14801-300 - Araraquara - SP. Câmara Municipal de Araraquara, Gabinete 05

Telefone: 3301 0606 Assessores: Luciana e Célia

Email: eliaschediek@camara-arq.sp.gov.br 

Site: www.eliaschediek.com.br

Facebook: Vereador Elias Chediek